Começar a escrever em um blog é um desafio. Eu mesma, no início escrevia meus artigos de uma maneira completamente diferente do que escrevo hoje. Foi errando e aprendendo que consegui melhorar muito a forma como escrevo.

Hoje sei que meus artigos são muito mais relevantes do que eram há 8 anos atrás, quando comecei a escrever no blog. Por isso, estou aqui para compartilhar com você a melhor forma de como escrever um post sobre nutrição!

Neste artigo, vou te dar algumas dicas de como começar a escrever um post, desde a escolha do tema até o desenvolvimento e estrutura.

 

1. A escolha do tema

O primeiro passo é escolher o tema. A escolha do tema não pode ser feita de maneira aleatória. Você não pode escrever sobre qualquer coisa de nutrição, se não o seu blog não vai fazer ser interessante.

 

Escolha seu nicho

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher o seu nicho. Se você ainda não fez isso, leia o post: A importância de escolher um nicho para se dedicar.

Você precisa conversar diretamente com o seu público, usando uma linguagem que vai ser mais interessante para ele. Escolha temas relacionados ao seu público. Por exemplo, se o seu nicho é nutrição infantil, você está conversando com os pais das crianças.

Então neste caso, você precisa entender em primeiro lugar, o que os pais de crianças querem saber sobre nutrição, quais os problemas que eles enfrentam com a alimentação em casa. Não adianta você escrever um post sobre nutrição e diabetes tipo 2, que não vai interessar nada para este público.

Por isso, faça um levantamento das principais dúvidas do seu público-alvo, se coloque no lugar deles e se você ainda não está muito familiarizado com isso, corra atrás dessa informação.

 

Análise da concorrência

Se você quer falar sobre determinado assunto, faça uma busca no Google e veja o que os sites que aparecem em primeiro lugar estão falando. Provavelmente existe algum motivo para o Google mostrar estes temas em primeiro lugar.

A intenção não é fazer um conteúdo parecido, mas sim analisar os pontos positivos e negativos daqueles posts para vocês escrever uma artigo melhor.

Isso vai te ajudar a refinar mais ainda o seu tema, e direcionar mais ainda para o seu público, o que torna seu blog muito mais interessante.

Leia: 4 razões de obrigatoriamente você nutricionista precisa estar cadastrada no Google Meu Negócio

 

2. Busque por boas referências

Se você vai escrever sobre determinado assunto você precisa estar atualizado sobre isso.

Por isso na hora de pesquisar referências para desenvolver seu artigo, busque sempre por referências confiáveis. Podem ser artigos científicos ou sites de instituições que são referência em determinada especialidade. Mas nunca se esqueça de ter critérios na escolha das referências.

Se você está criando um blog, você precisa ter a responsabilidade de transmitir uma informação de qualidade, por isso, busque referências que tenham qualidade para você conseguir criar autoridade.

 

3. A escolha do título

Tenha um cuidado na hora de definir o título do seu artigo. Defina o título antes de desenvolver o artigo. Faça um planejamento do que vai abordar naquele artigo, e em seguida defina o seu título.

Lembre que o título do artigo é o que vai fazer com que o seu público se interesse porque ler aquele artigo, e clicar no link para acessar seu blog. Por isso, se o título for muito ruim, provavelmente ninguém vai querer ler sobre aquele assunto.

Por isso, tenha muito cuidado na hora de definir, e procure pensar em um título que vai instigar curiosidade e vai fazer com que realmente a pessoa queira ler sobre aquele assunto.

 

4. Como desenvolver o artigo

Para desenvolver um post sobre nutrição você precisa pensar em alguns tópicos, que estão descritos abaixo.

 

Introdução

Atualmente as pessoas tem preguiça de ler. A introdução do seu artigo são as primeiras frases que você vai escrever sobre o seu tema. Se a introdução for chata, com certeza a pessoa não vai continuar lendo seu post de nutrição.

Por isso, na introdução procure trazer o problema principal que fez com que a pessoa quisesse procurar você e seu artigo. A pessoa precisa se identificar com o que você está dizendo.

Além disso, na introdução você precisa resumir sobre os principais pontos que serão abordados no artigo. Dessa forma, a pessoa também se interessa mais pelo que você está escrevendo.

 

Linguagem simples

Escrever um artigo para um blog é muito diferente do que escrever para um trabalho de faculdade. E este é um grande erro dos nutricionistas. Muitas vezes nós escrevemos com termos técnicos complicados, e estruturamos os artigos como se estivéssemos fazendo um TCC. 

Um artigo para um blog precisa ter uma linguagem leve e fácil! Por isso simplifique! Não adianta sair escrevendo um monte de nomes difíceis, isso não é interessante para o público leigo. Lembre que você não quer escrever para nutricionistas, você está escrevendo para o público leigo.

Por isso, você precisa treinar para passar as informações da maneira que a pessoa consiga entender. Se você colocar um monte de palavras difíceis seu post vai ficar chato, a pessoa não vai entender nada e não vai se interessar por ler o conteúdo até o final.

Lembre que você precisa ser o mais didático possível!

 

Faça sentenças curtas

O post de um blog precisa ser “clean”. Lembra que eu comentei que as pessoas atualmente tem preguiça de ler. Se você escrever parágrafos e frases muito longas, o leitor vai bater o olho, e ficar com a impressão que aquele texto é enorme, e desiste de ler.

Por isso, escreva sentenças mais curtas. As frases não devem ter mais do que 20 palavras. E os parágrafos não devem ter muito mais do que 150 palavras.

 

Use subtítulos

Uma coisa que simplifica bastante a leitura é dividir o texto em subtítulos. Quando você coloca muita informação em um mesmo título, dá a impressão  que o artigo é muito longo e fica cansativo de ler.

É interessante que os subtítulos não tenham mais do que 300 palavras.

 

Imagens

Coloque imagens ao longo do seu texto. As imagens também deixam o texto mais leve e ilustram melhor a mensagem que você quer passar.

Cuidado com o tamanho das imagens. Se forem muito pesadas podem deixar seu site lento. Selecione algumas imagens, mas também tome cuidado para não exagerar.

 

5. Cuidado para não errar!

Lembro até hoje de um artigo que desenvolvi no início, logo que criei meu blog. O título era ” A importância do licopeno para saúde”. Existem vários erros aí que a partir de agora você não vai mais cometer!

O primeiro deles é, quem sabe o que é licopeno? Nutricionistas e estudantes de nutrição! Eu não estou escrevendo para esse púbico, então esse artigo não vai atingir nem de perto quem eu quero que atinja.

Segundo, o meu público alvo era nutrição esportiva, porque cargas d’água fui escrever sobre licopeno para saúde? Até hoje eu não sei! Mas acho que talvez porque eu estava lendo sobre isso, achei interessante e resolvi escrever. Porém, esqueci que era interessante para mim, não para meu público! Este foi um grande erro que cometia no início.

E o terceiro erro aí, é o título. Duvido que qualquer um dos meus clientes clicaria nesse artigo! Porque o título não é convidativo. Resultado, aquele artigo serviu para eu perder meu tempo! Porque, com certeza não consegui captar clientes com ele.

 

Espero muito ter te ajudado a dar os primeiros passos para escrever um blog interessante e que te ajude a atrair mais clientes.

Leia também:

Porque seu site não está te trazendo pacientes?

 

Tainá CarvalhoNutricionista Esportiva