Acredite, o Google é o maior buscador online e o mais utilizado em todo o mundo, a cada 10 pessoas no mundo 8 usam o buscador do Google. Você precisa dar tanta atenção a essa ferramenta quanto as suas redes sociais.

Por isso escrever artigos bons, para o público certo, de maneira mais amigável ao Google, e com frequência, irá fazer com que tenha uma ferramenta de marketing trabalhando 24 horas pra você de maneira gratuita.

Nós temos o Google como a principal ferramenta de divulgação do nosso trabalho, 80% dos nossos pacientes nos encontram através de buscas do Google.

 

Aparecemos em PRIMEIRO na busca orgânica e quero que você também apareça!

Olhe como nós aparecemos em primeiro lugar na busca orgânica aqui em São Paulo, a maior cidade do Brasil, e mais concorrida para o termo “Nutricionista Esportivo”.

Como podem ver na imagem acima, aparecemos bem colocados no Google Meu Negócio, que também é extremamente importante! Já destaquei a importância do Google Meu Negócio no post: 4 Razões para estar obrigatoriamente cadastrado no Google Meu Negócio.

São usadas variáveis distintas para ranquear na busca orgânica do Google ou no Google Meu Negócio, mas ambas são importantes.

Mas veja que aparecemos em PRIMEIRO lugar na busca orgânica para o termo “nutricionista esportivo”, isso é ouro!

É isso que quero ensinar para vocês aqui nesse blog, deixar o Google trabalhando para você de maneira gratuita por todo o tempo.

A busca orgânica é todo resultado que aparece abaixo dos anúncios pagos, são resultados que aparecem e são gratuitos. Mas nem por isso você pode deixar de anunciar na busca paga. Leia este artigo até o fim que irei abordar sobre este assunto.

Diferente da busca orgânica, que é totalmente gratuita, veja um exemplo na imagem abaixo de como aparece um anúncio pago. Eu destaquei com uma seta azul a escrita ‘anúncio’.

anuncio pago

Acalme-se o ranking é regional e você pode entrar nele

O mais importante é que esse ranking orgânico não é a nível Brasil, ele é regional. Ou seja, dependendo da região que você está, o Google reconhece a sua localização pelo endereço de IP do seu computador, e pela localização ativada no seu celular. O Google quer mostrar para usuário que está fazendo a busca, o melhor resultado para ele na região onde ele faz a busca.

Então se o usuário mora em Campinas, o Google vai te mostrar resultados de nutricionistas em Campinas e não resultados de nutricionistas na cidade de São Paulo.

O grande problema é que as nutricionistas não possuem grandes conhecimentos de marketing digital. Em minha opinião a falha é da faculdade que não aborda o tema. Por isso, às vezes o usuário busca por um nutricionista esportivo e acaba encontrando nos resultados sites de profissionais, que nem sempre são de um nutricionista esportivo.

Faça um teste aí na sua região, procure o termo ‘nutricionista esportivo’ no Google, e veja a quantidade de sites que apareceram que são blogs aleatórios, e que não são especificamente de um nutricionista esportivo.

No meu teste aqui, olhando na primeira página, apenas o nosso site, que aparece em primeiro, e mais 2 são de nutricionistas. O outros sites que aparecem nesta página são de blogs variados que abordam o tema, porém não são exatamente de nutricionistas esportivos

Você pode fazer parte dessa lista, e ser mais uma nutricionista que aparece na primeira página na busca orgânica do Google, basta seguir minhas dicas e ficar ligada no nosso blog.

 

Tenha o Google como seu melhor amigo

Quando digo para você ‘ter o Google como melhor amigo’ é porque a oportunidade é muito maior de você crescer de maneira orgânica, ou seja, de maneira gratuita.

Não sei se já ouviu falar, mas os maiores especialistas do mundo chamam as redes sociais, como o Facebook e Instagram, de ‘terra alugada’. Mas por que esse nome?

Simples, lembra do Orkut? Acabou! Todo o investimento gasto naquela rede social foi pelo esgoto. Aí eu te pergunto. Será que o Facebook e Instagram irão durar para sempre? 

Bom, essa pergunta é impossível de responder e qualquer opinião seria especulação.

Por isso, não dê as costas para o Google, e não dependa somente das redes sociais. Se eu pudesse te dar um conselho, seria: ‘Tenha um blog e siga minhas dicas de como ser amigável ao Google’.

 

Por que anunciar no Google ADS?

Além de trabalhar para aparecer na busca orgânica de maneira gratuita, vale apena anunciar no Google Ads, que é uma ferramenta paga.

Poderia te dizer vários os motivos, do porquê anunciar no Google Ads, mas vou citar os 5 que acho mais importantes:

  1. Você tem total controle de tudo que faz e que anuncia;
  2. Tem um ótimo Custo/Benefício, o resultado que temos aqui é extremamente satisfatório;
  3. O tráfego que você consegue trazer para seu anúncio é muito qualificado, ou seja, pessoas que realmente procuram pelos serviços;
  4. Você consegue segmentar muito bem um anúncio para o público que você deseja alcançar, inclusive por sexo, idade e renda;
  5. Você tem liberdade de orçamento, pois você não precisa se comprometer com nenhum contrato, tem total liberdade para definir quanto, onde anunciar, quais horários, quais dias, etc.

Mas tome cuidado!!!

“Anunciar no Google Ads é fácil, porém não é simples.”

Não tente fazer anúncios pagos no Google Ads sem nenhum conhecimento! É muito fácil fazer um anúncio, mas se você não souber fazer corretamente, você pode não ter resultados. A culpa não será da plataforma e sim sua, que não soube direcionar e configurar de maneira correta seus anúncios.

Qualquer dúvida sobre como anunciar no Google Ads entre em contato, que te orientamos!

 

Por que mesmo em primeiro nas buscas anunciamos no Google Ads

Mesmo aparecendo na primeira página do Google de maneira gratuita nós ainda anunciamos via anúncios pagos por 2 motivos:

  • O primeiro deles, é porque anunciando no Google Ads, aparecendo na busca orgânica e no Google Meu Negócio, cria-se um fluxo de repetição para quem está buscando. Ou seja, ele vê meu anúncio lá no topo e depois mais abaixo, o usuário vê o meu anúncio na parte orgânica e decide clicar por aparecer 2 vezes.
  • O segundo é porque o usuário que busca por ‘Nutricionista Esportivo’ ou ‘Nutricionista Esportivo SP’, por exemplo, já está bastante decidido em encontrar um profissional. Dizemos no meio de marketing digital que ele está no fundo do funil.

Vamos lá, deixa eu te explicar o que é isso. Imagine um funil!

Na parte azul do funil, que é o topo do funil, as pessoas buscam por termos como ‘a importância do nutricionista esportivo’ ou ‘para que serve o nutricionista esportivo’.

Estou usando como exemplo o termo ‘nutricionista esportivo’, mas poderia ser ‘nutricionista para gestante’, ou outro segmento. Esse é mais um motivo da importância de se definir um nicho.

Como um segundo exemplo, se fosse considerar o termo ‘nutricionista para gestante’, na parte a azul do funil, a pessoa estaria buscando por termos como ‘porque devo me consultar com uma nutricionista para gestante’

Já na parte laranja do funil, o usuário já está buscando por: ‘Nutricionista Esportivo RJ’ ou ‘Nutricionista Esportivo no Rio’.

 

Neste post fiz algumas suposições, mas saiba que as oportunidades são gigantescas!  Estamos aqui para te ajudar a ter mais pacientes.

Não deixe de investir no seu blog e ter o Google como seu melhor amigo, acredite pois isso faz a diferença pra nós e também pode fazer para você!


 

Reginaldo OliveiraEspecialista em Marketing Digital e Empreendedorismo para Nutricionistas