Normalmente é muito comum as nutricionistas confundirem plano estratégico de marketing para nutricionistas com ações de marketing para nutricionistas.

Muito cuidado Nutri, e muita atenção para não se confundir!

Ações de marketing são procedimentos isolados e que geralmente estão inclusas dentro do plano estratégico de marketing. Um exemplo de uma ação de marketing é por exemplo fazer postagens nas redes sociais.

Plano Estratégico de Marketing são um conjunto de ações de marketing que são executadas para que o público alvo conheça o seu trabalho. Para tentar exemplificar melhor vou tomar como base as engrenagens de um relógio, nesse exemplo cada engrenagem é uma ação de marketing e o conjunto de engrenagens trabalhando juntas são um plano estratégico de marketing.

Exemplos de ações que compõem um plano estratégico de marketing para nutricionistas são:

  • Postagens nas redes sociais
  • Anúncios no Google Ads
  • Protocolo de atendimento quando o cliente pede informações sobre os serviços via e-mail, whatsapp e ou telefone.
  • Protocolo de atendimento do cliente em atendimento
  • Protocolo de acompanhamento do cliente no pós consulta
  • Criação de e-books
  • Criação de artigos
  • Criação de vídeos
  • Criação de palestras

Esses são somente alguns exemplos de ações que juntas compõem um plano estratégico de marketing.

Explico melhor sobre mark

 

eting pessoal para nutricionista no artigo: Marketing Pessoal para Nutricionistas, 7 dicas para se destacar no seu mercado

Para o Plano de Estratégico de Marketing dar certo é o conjunto dessas ações que irão trabalhar em conjunto para você conseguir seu objetivo que é agendar consultas. Normalmente é muito comum nutricionistas dizerem que possuem um plano de marketing, mas que na verdade elas estão praticando ações isoladas de marketing.

Tome muito cuidado, ações isoladas de marketing são muito fracas e tendem a não trazer muitos resultados. Elas podem até gerar algum resultado no curto prazo, mas o que vai definir a sustentabilidade do seu negócio de nutrição é um plano integrado de marketing exclusivo para nutricionistas.

 

No nosso plano estratégico de marketing temos mais ou menos umas 15 ações que fazemos todos os dias para conseguir uma média de 200 atendimentos por mês.

Você pode achar que é muito, mas na verdade é muito simples e quando você adota nem vê que está no plano.

Nosso plano de marketing estratégico

Nosso plano ele estipula como e o que a recepcionista irá passar as informações do atendimento, como ela recebe o paciente em consultório para consulta, continua com as nutricionistas dentro do consultório explicando a estrutura de atendimento, depois seguimos uma série de ações para acompanhar nosso paciente no pós consulta.

Tudo isso tem apenas um objetivo, prestar o melhor atendimento nutricional possível para que o cliente saia super satisfeito, alcance os seus objetivos e indique os nossos serviços a outras pessoas.

Fazemos anúncios totalmente direcionado ao nosso público alvo, que são pessoas que querem ganhar massa e melhorar o desempenho esportivo via redes sociais para compartilhar conteúdos gratuitos como e-books, guias, vídeos, etc.

O objetivo desses anúncios é gerar leads, ou seja contato de pessoas que se interessam por esses materiais. Depois disso começamos enviar e-mails com dicas e informações importantes para essas pessoas e despertar o interesse delas para passar em consulta.

Toda nossa estratégia é baseada em técnicas de vendas invisíveis, onde o paciente vai criando confiança e desperta nele o sentimento de passar em consulta com nossas nutricionistas.

Também divulgamos nossos artigos em várias redes sociais com um único objetivo, o cliente entrar ler nosso conteúdo e começar criar confiança no nosso trabalho.

Como montar o seu plano de marketing estratégico

É muito importante que você encontre um nicho e dedique somente a ele, se você ainda não leu é muito importante que leia: A importância de escolher um nicho para se dedicar.

Quanto mais você se dedicar a um nicho específico mais rápido você se tornará referência e sempre que alguém pensar naquela área específica lembrará de você. Já o profissional que faz tudo nunca é lembrado nessa hora.

Portanto desenvolva todas as atividades abaixo:

  • Crie um calendário e execute postagens nas redes sociais com consistência
  • Anuncie os seu serviços no Google Ads
  • Crie um protocolo de atendimento específico para passar informações sobre os serviços via e-mail, whatsapp e ou telefone.
  • Crie um protocolo de atendimento do cliente em atendimento durante a consulta para tudo ficar claro e manter o maior nível de entendimento do seu paciente em relação ao seu serviço.
  • Desenvolva um protocolo de acompanhamento do cliente no pós consulta.
  • Crie e anuncie e-books para adquirir novos leads para gerar relacionamento.
  • Crie artigos que resolvam o problema do seu público ficar enrolando só traz um resultado negativo e o cliente se afasta de você.
  • Crie vídeos educativos para seu público (quanto mais você educar mais clientes você conseguirá).

Se você seguir esses passos básicos, você estará a frente de muitos outros profissionais e aos poucos começará a se destacar.

Se inscreva em nosso site e receba dicas para aumentar o seu número de pacientes.

Um super abraço!

Reginaldo Oliveira – Especialista em Marketing Digital e Empreendedorismo para Nutricionistas

Emprenutri – Empreendedorismo e Marketing para Nutricionistas