É muito comum ouvir nutricionistas dizendo que conseguem pouco ou nenhum resultado com seu site, facebook ou instagram, para captar novos pacientes. Se você é um deles, eu te entendo perfeitamente! Isso já aconteceu com a nossa clínica gente também no início.

Eu era muito crítico em relação ao site e redes sociais como Facebook e Instagram, dentre outros. Eu sabia que usar estes meios de divulgação funcionava para alguns profissionais, então vinha à mente aquela teoria da conspiração. Achava que o Facebook, Google, ou outras redes sociais beneficiavam somente os anunciantes de maior poder aquisitivo.

Cheguei algumas vezes a discutir em rodas de conversa com amigos, dizendo que quem pagasse mais teria sucesso! Pois acreditava que essas plataformas eram todas compradas e influenciadas por quem investisse mais.

Até que um dia eu descobri que nós é que estávamos fazendo tudo errado! Foram diversos os erros que cometemos quando começamos a utilizar o site, Facebook e Instagram como meio de divulgação.

Vou listar abaixo os erros mais comuns que cometemos no início, para que você nutricionista que tem o mesmo sentimento que tivemos no passado, não repita os mesmos erros que nós cometemos e corrija-os o quanto antes!

  1. Falta de foco e desalinhamento com a persona;
  2. Falta de informações importantes e qualidade dos conteúdos;
  3. Falta de consistência na programação de conteúdos;
  4. Falta de resposta e feedback, chamado de engajamento de mão única;

A seguir, vou explicar um pouco mais, para você entender cada um destes erros, e tentar corrigi-los.

 

1. Falta de foco e desalinhamento com o público alvo

Talvez o erro mais cometido entre profissionais de nutrição seja esse.

No post A importância de escolher um nicho e se dedicar a ele. eu menciono a necessidade de você definir qual área da nutrição você quer seguir.

Se sua resposta for todas as áreas, você vai ver que vai continuar não obtendo muitos resultados com a divulgação no seu site, Facebook ou no seu Instagram.

No inicio não tínhamos um público alvo definido, atendíamos todo tipo de caso! Nossos artigos do site não seguiam nenhuma regra específica em relação ao público que queríamos atender, uma vez que não tínhamos esse nicho bem definido.

Fazíamos postagens sobre nutrição na gravidez, depois sobre nutrição para crianças, outro dia sobre nutrição esportiva e assim sucessivamente. Era um erro atrás do outro, não tínhamos quase nenhum ou pouco engajamento. Aliás, até tinham algumas curtidas, afinal sempre tem a mãe, a tia e os irmãos que curtem né?

Imagine então do lado do paciente que se chama José e quer ganhar massa muscular. Por exemplo, ele de alguma forma encontra você na internet, ele começar a seguir você no Facebook através de um post que você escreveu sobre ganho de massa muscular. Daqui 4 dias você lança um post sobre nutrição na gravidez. Você acha que ele vai curtir?

Ele vai passar e não vai dar atenção porque não é um assunto de interesse dele, depois de algum tempo você posta sobre nutrição para idosos. E mais uma vez ele não vai se engajar com sua publicação!

Pode ter certeza que ou ele vai parar de seguir você, ou ele vai dizer pra ferramenta (Facebook, Instagram) que não tem interesse naquele assunto.

Agora caso você tenha escolhido seu nicho, e traga bastante conteúdo de valor para esse público, você vai conseguir engajar ele.

Quanto mais você escrever sobre aquele assunto de interesse do seu nicho, mais ele vai te conhecer e você vai passar ser autoridade e referência.

Tudo mudou para nossa clínica, quando entendemos que nosso foco principal era a nutrição esportiva, então defina seu foco e pé na tábua.

 

2. Falta de informações importantes e qualidade dos conteúdos

Quando começamos fazer nosso blog, foi uma bagunça geral. Além de cometer o erro de não definir o nicho, nós também cometíamos o erro na qualidade do conteúdo.

Não temos vergonha de admitir que erramos, afinal não nascemos aprendendo tudo! O motivo de eu estar aqui publicando esse artigo é justamente para não deixar você cometer os mesmos erros que cometemos.

Nossos posts tinham em média umas 200 palavras, tudo muito superficial e muito (mas muito!) mal escritos.

Não fazíamos nenhum tipo de planejamento do conteúdo dos posts que publicávamos. Usávamos muitas palavras técnicas que o público não entendia e direcionávamos mal o conteúdo.

Antes escrevíamos sobre o que nós queríamos escrever e não sobre o que o nosso público alvo estava buscando. Esse é um grande, e muito grave, erro que cometemos no início. Afinal, quem decide o que quer e quando ler é o nosso leitor.

Nosso site, naquela época andava muito mal, tínhamos em média 100 acessos por mês e acredito que era de nossos amigos e parentes que entravam no site somente para dar uma força.

Tudo mudou quando eu me engajei no mundo do marketing digital, descobri que o Google tem uma ferramenta para nos ajudar com os termos mais buscados na internet.

E quando começamos oferecer um conteúdo mais completo, hoje nossos posts possuem em média 1.000 palavras, e com foco no que as pessoas que procuravam por um nutricionista esportivo gostariam de ler, começamos a ter resultado.

Hoje temos mais de 10 mil acessos todo mês (acredite!), e ainda estamos em processo de crescimento, hoje contabilizados todo o período que lançamos o site já passamos de 500 mil pessoas impactadas somente pelo nosso blog.

Leia também: Como escrever um post sobre nutrição e saiba o que levar em conta na hora de escrever um post que irá chamar a atenção do seu futuro paciente.

3. Falta de consistência na programação de conteúdos

Esse erro é clássico! O nutricionista acorda um dia animado e cria uma página no Facebook e Instagram, e decide que vai começar a atender para obter uma renda extra.

Só que ele decide postar por 5 vezes naquela semana, na semana seguinte publica somente 2 vezes, depois fica 2 semanas sem postar nada,  e volta a postar mais uma vez e pronto. Esse ciclo se repete até virar e dizer que o Facebook ou Instagram não trazem resultado.

E se ainda, este nutricionista cometer os dois erros anteriores, isso seria um desastre!

Se você não tem consistência na programação dos conteúdos, a chance de não dar certo, e não receber nenhum contato de interessados, é de 100%.

Faça uma programação das publicações e alinhe junto ao que seu público alvo está interessado. Se você quiser focar no emagrecimento, não coloque nada de nutrição para gravidez porque assim você vai estar expulsando seu público.

Todos os canais possuem um algoritmo que levam em consideração toda e qualquer interação com sua publicação. Quanto mais alinhado ao seu público, maior frequência que você publica e melhor a qualidade das informações que você posta, mais será mostrado pelo algoritmo.

O inverso também ocorre, se não publicar para seu nicho, tiver uma frequência irregular de posts e com qualidade ruim, as suas redes sociais serão ignoradas pelo algoritmo.

Sabe aquele amigo engraçado que você curte tudo dele? Pode notar que tudo que ele posta aparece pra você, porque o algoritmo entende que aquele conteúdo, baseado em ações passadas que você executou é importante pra você.

4. Falta de resposta e feedback chamado de engajamento de mão única

Esta é mais uma grande falha, para enterrar de vez sua página do Facebook, Instagram e seu site! Receber mensagens e não responder e/ou responder muito tempo depois.

Os algoritmos que cuidam desses feedback são muito inteligentes. Se ele detecta que sua conta recebeu mensagem, detectou que a mensagem foi respondida com muito atraso e/ou não foi respondida, ele considera sua conta como inativa e enterra ela de vez nos milhões de páginas esquecidas nos bancos de dados.

Não é à toa, que quando você entra em contato com alguma pessoa ou empresa pelo Facebook ele te avisa qual o tempo médio de resposta.

 

Portanto, fique ligado nessas 4 dicas que te dei acima.

E mais importante, encontre o nicho que te satisfaz e dedique-se a ele! Eu tenho certeza absoluta que se você mantiver consistência, bom conteúdo e seguir as regras você vai conseguir ter um bom resultado.

Só não acredite que você irá ter sucesso no primeiro mês. Para você conseguir tem um resultado legal, pode levar mais tempo que isso.

Conheça meu treinamento! Lá eu te ensino muitas estratégias, para diminuir ao máximo o trabalho que você tem e para que seus resultados, te tragam retorno o quanto antes.

 

Reginaldo Oliveira – Especialista em Empreendedorismo e MKT Digital para Nutricionistas